Rosto Natural X Rosto Artificial

Por Dra. Gabriela Rodrigues – março de 2017

É muito comum em avaliação prévia para a realização de um procedimento estético a(o) cliente fazer a seguinte pergunta “eu ficarei com o rosto artificial?” e mais comum ainda “eu não quero ficar parecendo aquela artista fulana de tal que está com o rosto esquisito!”.

Existe sempre o medo de mudar algo no rosto e alterar traços naturais deixando um aspecto inestético, desproporcional e artificial. No entanto, é preciso entender que um resultado ruim ou artificial não acontece porque determinado produto A ou B foi aplicado, mas sim pela forma como foi aplicado, e isso depende muito mais da avaliação e habilidade do profissional que está realizando o procedimento do que do produto em si.

Vou dar um exemplo, a aplicação de Botox, se aplicado de forma adequada traz grandes benefícios ao cliente, diminui ou até mesmo elimina rugas e marcas de expressão no rosto, além de prevenir que essas rugas e marcas aprofundem cada vez mais tornando um tratamento futuro mais difícil. Mas se essa mesma aplicação de Botox for feita de maneira inadequada pode deixar o rosto com aspecto artificial, sobrancelhas muito arqueadas, rosto sem expressão, dentre outros aspectos inestéticos.

Um outro exemplo é o Preenchimento com Ácido Hialurônico que traz ótimos resultados na diminuição de sulcos no rosto como, por exemplo, o “Bigode Chinês”, e  também é indicado para o aumento dos lábios. O preenchimento fica muito natural e dificilmente alguém notará que fez um procedimento estético, há sim uma percepção de que algo melhorou no rosto e que está com aspecto melhor. No entanto, se for aplicado em excesso ou de maneira inadequada o preenchedor pode gerar um resultado desproporcional, inestético e nítido para qualquer observador.

Por isso, o sucesso de um tratamento com ganhos estéticos e naturalidade no resultado depende da forma como ele é realizado. Em primeiro lugar, o profissional responsável deve ser habilitado a fazer aquele tipo de tratamento, além disso, é importante que faça uma avaliação prévia de aspectos próprios da(o) cliente como, por exemplo, quantidade e distribuição de rugas no rosto, contração muscular facial, cor da pele, idade, sexo, procedimentos anteriores, estado de saúde, para então determinar como será conduzido o procedimento. Isso mostra que cada tratamento estético não é uma “fórmula de bolo” igual para todos os casos mas varia de acordo com necessidades e características individuais e isso determina um bom resultado.

É possível obter resultados naturais e com ganhos estéticos através de qualquer tratamento (veja a tabela abaixo). Em avaliação prévia sempre explico isso aos clientes que nunca fizeram determinado procedimento ou que já fizeram mas não gostaram de um resultado anterior. Prezar pela naturalidade, individualidade e proporcionalidade é importantíssimo.  Individualizar é a palavra chave, não existe uma fórmula de beleza igual para todos, mas existe realçar a beleza natural de cada pessoa.

 

TRATAMENTO GANHO ESTÉTICO
Toxina Botulínica ou Botox®                                      Prevenção, diminuição ou até eliminação de rugas e marcas de expressão na testa, entre sobrancelhas, ao redor dos olhos, nariz, queixo, correção de sorriso gengival, tratamento de suor excessivo nas axilas, mãos e pés (Hiperidrose).
Preenchimento com Ácido Hialurônico Diminuição ou eliminação de sulcos entre nariz e boca (bigode chinês), boca e queixo (rugas de marionete), ao redor da boca (código de barras), olheiras, realce do contorno e/ou aumento de lábios.
Peeling Químico Renovação da pele, clareamento de manchas, diminuição da oleosidade e poros abertos, uniformização da textura e cor da pele, estimulação de colágeno, redução de flacidez e rugas finas. Também é indicado para o tratamento de acne e estrias.
Microagulhamento ou Dermaroller Estimulação do colágeno, melhoria do aspecto e qualidade da pele, redução de rugas finas e flacidez, aumento de hidratação e tônus. Também é indicado para o tratamento de cicatriz de acne e estrias.
Estimulação de Colágeno por Intradermoterapia Estimulação do colágeno, melhoria do aspecto e qualidade da pele, redução de rugas finas e flacidez, aumento de hidratação e tônus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s