O que é Botox?

Botox® é o nome comercial dado à toxina botulínica tipo A, sendo que existem outras marcas para esse tipo de toxina como, por exemplo: Dysport®, Botulift®, Prosigne® dentre outras. 
A toxina botulínica tipo A começou a ser utilizada no início dos anos 80 pelos oftalmologistas para o tratamento de estrabismo e blefaroespasmo e um dos efeitos colaterais observado foi o relaxamento da musculatura da face e diminuição das rugas. Assim, essa toxina ganhou notória popularidade ainda nos anos 80 na área de estética, e nos anos seguintes em outras áreas como na Neurologia em que é utilizada para o tratamento de enxaqueca crônica, espasticidade muscular, hiperidrose, dentre outras condições.

A toxina botulínica utilizada para fins terapêuticos e estéticos é a do tipo A, que é produzida por empresas farmacêuticas a partir da cultura de uma cepa específica de bactéria chamada de Clostridium botulinum tipo A. A toxina é utilizada numa forma purificada, congelada a vácuo e estéril, sendo que mais de 25 anos de estudos científicos e utilização na prática clínica já comprovaram a sua eficácia e segurança, tanto para fins estéticos quanto para o tratamento de patologias1,2.

Assim, se você já estava se perguntando sobre a segurança de aplicar essa toxina em seu organismo para fins estéticos, fique tranquila ou tranquilo, é um procedimento muito seguro e reconhecido pela ANVISA, no entanto, deve ser aplicado por um profissional da área da saúde habilitado para tal procedimento.

No tratamento estético, a toxina botulínica tipo A é aplicada em determinados pontos da musculatura facial e atua impedindo a contração de músculos específicos dessa região que dão origem às rugas e marcas de expressão. 

O resultado do tratamento com a toxina botulínica não é permanente, ela é naturalmente eliminada pelo organismo e perde seu efeito em torno de 3 a 6 meses em mulheres e de 3 a 4 meses em homens quando os músculos voltam a contrair de forma gradual. Após 6 meses, é possível realizar uma nova aplicação e não há um número limite de aplicações ao longo da vida desde que seja respeitado o intervalo de 6 meses entre elas.


Referências:
1.Carruthers A, Carruthers J. Botulinum toxin products overview. Skin Therapy Lett. 2008.
2.Blitzer A, Binder WJ. Current practices in the use of botulinum toxin A in the management of facial lines and wrinkles. Facial Plast Surg Clin North Am. 2001 

Gostou? Então curta, compartilhe ou deixe seu comentário aqui embaixo 😉

whatsapp (1) Mais informações e agendamentos
whatsapp ou telefone (11) 99133-7725

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s