Peeling Químico para Renovar a Pele
O que é Peeling Químico?
O Peeling Químico é um dos melhores tratamentos para renovação da pele, clareamento de manchas e melasmas, diminuição da oleosidade e poros abertos, uniformização da textura e cor da pele, além de estimular a produção de colágeno, contribuindo para a prevenção do envelhecimento da pele jovem, bem como a redução de sinais como rugas finas e flacidez em peles maduras. Pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres e também é indicado para controle de acne e redução de estrias.
Os ácidos utilizados são substâncias testadas, seguras e largamente aplicadas em tratamentos dermatológicos: ácido retinoico, mandélico, glicólico, tioglicólico, salicílico, tricloroacético, entre outros. O ácido penetra na pele e atua conforme suas propriedades específicas, além de estimular a renovação celular e causar descamação das primeiras camadas da pele — que pode ser leve, moderada ou intensa.
Optar por um protocolo mais ou menos descamativo depende do objetivo do tratamento e da disponibilidade da pessoa no pós-peeling. Atualmente, é possível alcançar ótimos resultados sem necessariamente haver descamação visível. Uma conversa entre cliente e profissional é fundamental para alinhar os objetivos do tratamento e definir o melhor protocolo de Peeling Químico.
Em qual região pode fazer Peeling?
- Rosto
- Pescoço
- Colo
- Mãos
- Outras áreas do corpo
Como é feito o Peeling?
- Pode ser necessário preparo da pele com uso de creme em casa alguns dias antes do peeling (será avaliado caso a caso)
- Limpeza da pele com espuma pré-peeling
- Aplicação do ácido na região. O tempo de contato varia conforme o tipo de ácido e o objetivo do tratamento
- Lavagem com água ou substância neutralizante ainda no consultório. Em alguns casos, o(a) cliente lavará o rosto em casa após algumas horas
- O procedimento é indolor, mas pode causar ardência, pinicamento ou rubor leve no momento da aplicação — geralmente passageiros
Nos dias seguintes, podem ocorrer descamação, vermelhidão, repuxamento, coceira ou irritação. Esses sinais desaparecem espontaneamente em cerca de 7 a 10 dias.
Após 15 a 30 dias, é feita uma consulta de retorno para avaliação. Dependendo do tratamento, uma nova sessão pode ser realizada.
Quais os cuidados pós-peeling?
- Lavar o rosto com água morna ou fria
- Usar protetor solar FPS 30, 3x ao dia
- Em caso de descamação, não puxar as peles, elas devem cair naturalmente
- Usar hidratante específico para amenizar a descamação, vermelhidão e coceira
- Cremes domiciliares poderão ser indicados para complementar o tratamento
Qual o resultado e durabilidade do Peeling?
- Resultados visíveis de 15 a 30 dias após o procedimento
- Melhora do viço, brilho e flacidez da pele
- Clareamento de manchas e melasmas
- Diminuição de rugas finas
- Tratamento da acne
- Redução de oleosidade e poros dilatados
- Clareamento de olheiras
- Redução de estrias
A durabilidade dos resultados dependerá de hábitos de vida, cuidados com a pele, idade, metabolismo e frequência de reaplicação. Sessões de manutenção são recomendadas conforme necessário.
Quais as contraindicações do Peeling?
- Gestantes ou mães em amamentação
- Pessoas com infecções ou inflamações ativas
- Antes do procedimento, será feita uma consulta de avaliação. Se não houver contraindicações, o procedimento poderá ser feito normalmente
Quer saber mais sobre Peeling Químico?
Leia a matéria: “Peeling, uma técnica milenar” no menu “matérias”.

#Estética #Peeling #CuidadosComAPele #TratamentosDePele #Dermatologia #RenovaçãoCelular #PeleSaudável #Cosméticos #Juventude #Antienvelhecimento #TratamentosFaciais #PeleRenovada #PeleNova #TratamentosEstéticos #Rejuvenescimento #PelePerfeita #RenovaçãoCutânea #PeleRevitalizada #PeleRenovada #PeelingQuímico #VilaMariana