Flacidez no pescoço e colo, colágeno e tratamentos

POR DRA. GABRIELA RODRIGUES 

É comum receber na clínica pessoas com queixa de flacidez e rugas no pescoço e colo, algumas perguntam o que poderia estar causando esses sinais e principalmente sobre as rugas no colo se há alguma relação com a posição de dormir, pois ao dormir de lado as rugas parecem piorar pela manhã.

O fato é que a pele passa por dois processos de envelhecimento, o primeiro é o processo intrínseco, ou interno, que ocorre de forma lenta e gradual devido à passagem do tempo. O fator cronológico é natural e envelhecer é uma dádiva que alguns infelizmente não alcançam, por isso, se você está envelhecendo sinta-se com sorte, na natureza somente o indivíduo que passou pelas mais diversas provações e adversidades da vida chega à idade madura e isso é bem vindo!

O segundo processo que contribui para o envelhecimento da pele é o extrínseco, ou externo, que está relacionado principalmente com o excesso de exposição ao sol, mas também acontece devido a outros fatores como o tabagismo, o uso excessivo de álcool e alimentação pobre em vitaminas, proteínas, sais minerais e antioxidantes. Assim, a soma de fatores intrínsecos e extrínsecos promoverá alterações no organismo que resultarão na perda da elasticidade cutânea, aumento da flacidez e das rugas, sendo que expressões faciais e posições que antes não afetavam a pele como, por exemplo, dormir de lado, passam a afetar, ou seja, a pele dobra e não volta a sua formatação original lisa.

Então a primeira dica para alguém com queixa de flacidez e rugas é: valorize a sombra num dia ensolarado e use regularmente o filtro solar nas áreas expostas ao sol, além disso, evite cigarro, diminua o consumo de bebidas alcoólicas, hidrate-se e tenha uma dieta equilibrada e diversificada. Esses cuidados já refletirão em uma pele mais saudável.

Os cuidados acima evitarão que a pele sofra mais agressões do que já sofreu e diminuirá a contribuição futura do fator extrínseco para o seu envelhecimento. Somado a isso podemos associar tratamentos clínicos e não cirúrgicos que permitirão resgatar a firmeza da pele e diminuir as rugas.

Os principais tratamentos para flacidez da pele são: Skinbooster (Injeção de Ácido Hialurônico), Peelings Químicos, uso domiciliar de cremes com retinóides e vitamina C, Laser, Luz Pulsada, Radiofrequencia, Ultrassom Microfocado, Fios de Sustentação, Mesoterapia (Estimulação de Colágeno) e Microagulhamento (Dermaroller)[1]. Apesar da diversidade de tratamentos disponíveis no mercado o objetivo principal de todos eles é o mesmo: estimular a pele a produzir mais de duas das suas principais moléculas, o colágeno e a elastina. É através do aumento do colágeno e da elastina que a pele ganhará mais elasticidade, firmeza, sustentação, melhor textura e aparência. A maioria das pessoas pode se beneficiar com esses tratamentos sendo que apenas os casos mais avançados cuja flacidez é intensa e generalizada indicamos buscar um cirurgião plástico. E mesmo após a cirurgia há indicação de realizar esses cuidados clínicos para manter o resultado cirúrgico por mais tempo.

Nenhum dos tratamentos citados acima permite um resultado imediato, assim é preciso paciência quando o objetivo é tratar a flacidez. Geralmente algumas sessões são necessárias para obter um bom resultado, entre 3 a 10 sessões dependendo do tratamento, e os resultados ficam cada vez melhores à medida que alcançam as sessões finais. Além disso, mesmo após o término do tratamento há uma melhora adicional devido ao processo de maturação do novo colágeno formado. Os resultados são duradouros e recomenda-se fazer sessões de manutenção com intervalo regular de tempo.

Referências:

1. Mehta-Ambalal SR. Neocollagenesis and Neoelastinogenesis: From the Laboratory to the Clinic. J Cutan Aethet Surg, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s